Nova estação

De olho na Primavera

Nova estação chega com prognóstico de cenários adversos para a agricultura e alertas de temperatura

Gabriel Huth -

É bom se preparar: a estação que começa neste sábado às 22h54min não deve ser marcada apenas pelo colorido das flores no Rio Grande do Sul. A primavera poderá alastrar preocupação e prejuízos pelo Estado. O prognóstico é de chuvas acima da média, com risco de enchentes e impacto na agricultura – principalmente na Zona Sul. Vendavais, granizo e tornados também podem ocorrer, com chances aumentadas em regiões como as fronteiras Oeste e Norte do território gaúcho.

São apontamentos da Metsul Meteorologia. Os oceanos Pacífico e Atlântico já estão com as águas mais quentes do que o normal e tornam-se duas fontes importantes de umidade. Há possibilidade, portanto, de episódio de El Niño nos próximos meses – indica o relatório.

“Já neste fim de setembro se espera que o Rio Grande do Sul registre um evento de chuva com volumes muito elevados e com potencial de determinar cheias”, afirma a meteorologista Estael Sias. E complementa: a precipitação em excesso concentrada em períodos curtos poderá provocar impacto no campo, em especial, em culturas que dependerão do plantio, como o arroz e a soja.

Apronte-se também para o calorão
Depois de um dos invernos mais frios da década no Estado, a primavera deve registrar fortes ondas de calor. A previsão é de que os termômetros possam se aproximar dos 40ºC em algumas áreas do Estado. Na Zona Sul, as temperaturas não devem ser tão elevadas, mas a estimativa é de que possam oscilar entre 34ºC e 35ºC; ainda assim bastante altas para a época.

A combinação com a umidade, entretanto, faz crescer o risco de tempestades, principalmente, na segunda metade da primavera.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação revitaliza espaço público no Pestano Anterior

Ação revitaliza espaço público no Pestano

A quem estamos homenageando? Próximo

A quem estamos homenageando?

Deixe seu comentário